Para detergentes lava-roupas em pó, a Dinaco oferece uma alternativa ao STPP (Tripolifosfato de Sódio), com excelente poder quelante e inibidor do crescimento de cristais de carbonato de cálcio: o Noverite™ LD920N, tecnologia da Lubrizol. “O efeito de anti-incrustação e anti-redeposição de partículas hidrofóbicas e hidrofílicas aumenta a probabilidade de reduzir o acinzentamento e preservar as cores dos tecidos. É isso que o consumidor procura: um lava-roupas que limpe sem danificar tem que evitar o desbotamento e manter a brancura”, explica Vera Gomes, coordenadora de Negócios Home Care da Dinaco.
No processo fabril, o Noverite™ LD920N foi projetado para melhorar o custo-benefício com redução do consumo de energia e água. Segundo Vera, o copolímero multifuncional atua como dispersante e ajuda a diminuir a viscosidade da pasta do detergente em pó, reduzindo a quantidade de água necessária, o que também acelera o processo de secagem.
Vera lembra que, durante a lavagem, os tecidos também podem sofrer com o processo mecânico que gera “pilling”, aquelas bolinhas que evidenciam envelhecimento ou maus tratos. Adicionando-se na fórmula de amaciantes o ingrediente ativo REWO® Scent G 100, tecnologia da Evonik, é possível evitar o desgaste do tecido e manter as roupas novas por mais tempo. “Com o alinhamento das fibras, este ingrediente atenua sua deterioração, além de proteger suas cores”.
Entre os benefícios do aditivo autoemulsionável em amaciantes, Vera cita a melhora do desempenho em long lasting da fragrância, maciez, facilidade de passar as roupas, diminuição da formação de rugas e ação antiestética. “O REWO® Scent G 100 ainda melhora o custo-benefício da formulação, pois é possível obter excelentes resultados aplicando-se dosagens menores”, acrescenta Vera.
Tanto o Noverite™ LD920N quanto o REWO® Scent G 100 podem ser aplicados em linha doméstica ou institucional/profissional.
*Este artigo foi publicado pela Household Innovation em 28 de Março de 2024. https://householdinnovation.com.br/cuidados-com-as-roupas-como-se-dar-bem-em-um-mercado-de-r-22-bilhoes/