Para otimizar a produtividade fabril, é necessário levar em consideração todas as variáveis do processo e sua interação. Podemos aumentar produtividade, como o volume produzido em determinado período de tempo, utilizando os recursos mais adequados. Para avaliá-la corretamente, seria necessário monitorar minuciosamente os parâmetros de acordo com cada recurso utilizado. Em um processo produtivo cada vez mais enxuto, muitas empresas não dispõem de equipe para registrar e avaliar tais dados.
Algumas empresas, no entanto, já aprenderam da forma mais difícil que há trade-offs necessários para otimizar a produção. É fundamental levar em consideração o benefício da matéria-prima para o processo, não apenas para o produto final. “No caso das linhas de ceras da Honeywell, um dos principais ganhos é a possível redução na quantidade de pigmentos usados. Como todos sabemos que pigmentos são os itens mais caros na formulação de masterbatches, estamos falando em redução do custo total do produto”, explica Luciana Bocayuva, Head Industrial da Dinaco, distribuidora exclusiva da multinacional Honeywell para o mercado de plásticos. A Honeywell é um dos maiores fabricantes mundiais e referência global em Ceras de Polietileno e Copolímeros.
A linha de Aditivos A-C® para masterbatch tem benefícios tanto no aprimoramento da dispersão quanto no aumento do poder de cobertura. Por elevar o poder de cobertura, gera cores mais vibrantes e consistentes no produto final e, se este não for o objetivo, pode reduzir a quantidade de pigmento utilizada para o mesmo poder de cobertura desejado.
Além disso, as ceras Honeywell – homopolímeras, homopolímeras oxidadas e copolímeras – são compatíveis com poliolefinas, polímeros convencionais e termoplásticos. Essa versatilidade na sua compatilibilidade contribui para diminuir o número de SKUs no processo produtivo e aumentar a flexibilidade na produção.
Em resumo, para fabricantes de masterbatch que buscam o melhor equilíbrio possível de eficiência econômica e técnica, as linhas de ceras da Honeywell oferecem redução de custos de processamento; maior consistência e produtividade e possibilidade de redução de teor de aditivo para um dado poder de cobertura alcançado.
Para indústrias de PVC e plásticos de engenharia os ganhos em produtividade com a adição de ceras da Honeywell existem, mas são distintos.
Em calandras de filme de PVC rígido, os aditivos atuam como eficientes agentes desmoldantes. Em extrusão de filmes, as ceras proporcionam um melhor comportamento anti aderente no metal, o que também contribui para diminuir perdas. Já em peças injetadas de PVC, além de promover melhora no desempenho de moldagem e desmolde do produto, há benefícios em viscosidade e cor. As ceras da Honeywell para peças injetadas de PVC promovem um controle de viscosidade e fusão, o que otimiza o fluxo e, por sua vez, aumenta a estabilidade da cor e confere mais brilho e melhor aspecto da superfície do material. Ainda em PVC, na extrusão de tubos os aditivos da Honeywell oferecem aumento na produtividade com redução do pleate-out. Dessa forma, permitem a utilização de maior volume de cargas mantendo as propriedades físicas com melhor qualidade da superfície.
Para plásticos de engenharia, as ceras de polietileno da linha A-C® trazem múltiplos benefícios que garantem melhora no processamento: melhor fluxo, desmoldagem, efeito lubrificante, dispersão de pigmentos e cargas, compatibilidade com resinas, nucleação levando a um tempo de ciclo curto, aumento de brilho e melhor transparência em filmes. “Há testes onde as empresas poderão identificar os principais ganhos no seu processo produtivo. Nossa experiência com esta linha de produtos e aplicações, graças à parceria de décadas com a Honeywell, permite que ofertemos este tipo de serviços técnico aos nossos clientes” completa Bocayuva.
*Para saber mais entre em contato conosco: vendassp@dinaco.com.br +55 11 5078-5078