Suar, processo natural no corpo humano, pode ser constrangedor se microrganismos transformarem o suor em componentes voláteis que geram cheiro desagradável. Isso pode ser evitado pela ação sinérgica de sensidin® DO, o qual combina as propriedades bem conhecidas de desodorante e cuidado da pele da etilhexylglicerina com a capacidade antimicrobiana da octenidina HCl.
Dias de Copa do Mundo de futebol, com pontos de troca de figurinhas do álbum da copa; bolões virtuais e presenciais; lances marcantes repetidos em campo pelas crianças que sonham vestir a camisa canarinho; jogos que viram desculpa para encontrar os amigos; torcida organizada para festejar. Mesmo no inverno brasileiro, o calor pela torcida ou pelo exercício, seja dentro ou fora do campo, provoca o suor. Para alguns, com a consequência inconveniente de odores.
Suar é um processo natural no corpo humano. A evaporação do suor, naturalmente sem odor, é um mecanismo importante para o controle da nossa temperatura, mas o mau odor corporal pode se desenvolver se microorganismos transformarem o suor em componentes voláteis, como ácidos graxos de cadeia curta, os quais geram cheiro desagradável. E apesar de não ser um agente antiperspirante, que hoje levanta polêmica no mercado, o sensidin® DO é tão eficaz quanto.
O embaraço do odor corporal pode ser evitado pela ação de desodorantes com ingredientes antimicrobianos que atuam contra as bactérias gram-positivas. A excelente atividade seletiva contra essas bactérias gram-positivas é conferida pelo agente desodorante sensidin® DO. Esta mistura sofisticada combina as propriedades bem conhecidas de desodorante e cuidado da pele da etilhexylglicerina com a capacidade antimicrobiana da octenidina HCl. “Devido a esse efeito sinérgico, até mesmo concentrações muito baixas de matéria ativa asseguram uma proteção eficaz, sendo gentil e suave à pele” explica Silvia Almeida, Coordenadora de Mercado Personal Care Latin America da Schuelke & Mayr. Sua eficácia na redução significativa de odores foi comprovada por sniff tests quando comparado ao Triclosan e ao placebo até 24 horas depois da aplicação.
Essa baixa concentração de uso favorece a aplicação em produtos para o público infantil e adolescente. “O sensidin® DO inibe de forma confiável o crescimento e a multiplicação das bactérias que causam odores na pele, sem afetar a flora cutânea natural” adiciona Silvia. “Para crianças e pré-adolescentes, ainda com corpo em formação, esse cuidado é especialmente relevante na escolha dos produtos.”
Para quem pratica esportes, os pés demandam cuidados especiais. No país do futebol o mercado de desodorantes para pés se torna especialmente interessante. Dentre os principais causadores do mau odor na região dos pés estão os germes Staphylococcus epidermides e Bacillus subtilis. A Schuelke & Mayr investiu em testes de eficácia do sensidin® DO com avaliação após 30 minutos, dada a necessidade de uma ação rápida pelos produtos. Os resultados mostraram redução total do Staphylococcus epidermides com 0.1% sensidin® DO e redução significativa do Bacillus subtilis na mesma proporção. Essa redução foi ainda aumentada a 0.7%.
O sensidin® DO faz parte de uma extensa gama de produtos da Schuelke & Mayr para proteger pessoas e materiais contra infecções e contaminação.
Veja aqui (Link para https://cosmeticinnovation.com.br/desodorante-corporal-altamente-eficaz/) uma sugestão de formulação para desodorante corporal altamente eficaz.
*Este artigo é uma versão atualizada do original publicado pela Dinaco na Cosmetic Innovation 02 julho 2018