Leandro Malatesta, coordenador de negócios cosméticos na Dinaco, constata que os conservantes orgânicos são um mercado em crescimento exponencial e têm sido amplamente reconhecidos pelos órgãos certificadores e reguladores como ingredientes seguros e mais sustentáveis, quando comparados a moléculas tradicionais.
“Os ácidos orgânicos entregam uma excelente proteção antifúngica, porém nem todos apresentam boas propriedades contra bactérias em baixas dosagens, o que acaba por exigir a adição de um co-conservante ou booster para aumentar a sua eficácia”, pontua Malatesta, afirmando que a Arxada, antes conhecida como Lonza, desenvolveu uma solução para isso: o GEOGARD® ULTRA.
Conservante de amplo espectro que pode ser aplicado nas principais categorias de produtos de personal care, incluindo baby care, desodorantes e maquiagens, o GEOGARD® ULTRA é uma mistura sinérgica na qual a Gluconolactona trabalha em conjunto com o Benzoato de Sódio para atuar como um booster eficiente para a maioria dos sistemas catiônicos, aniônicos e não iônicos.
Para os formuladores, GEOGARD® ULTRA, além de ser compatível com uma ampla variedade de ingredientes, apresenta solubilidade em água em temperatura ambiente em concentração até 4% e facilidade de dispersão em glicóis e alquil sulfatos, podendo ser adicionado a qualquer momento do processo produtivo, em altas ou temperatura ambiente.
GEOGARD® ULTRA é ideal para produtos naturais e sustentáveis, sendo aceito pela ECOCERT e COSMOS e aprovado pela NATRUE e Soil Association. “Outro benefício antenado com o futuro da indústria de personal care é ser multifuncional. Além de proteger o produto de microrganismos, entrega hidratação superior a 2% de glicerina, com apenas 1% de conservante”, afirma Malatesta (confira no gráfico).
*Este artigo foi publicado pela Dinaco na Cosmetic Innovation em 01 de fevereiro de 2023. https://cosmeticinnovation.com.br/o-que-se-ja-se-pode-prever-sobre-o-futuro-dos-conservantes-cosmeticos/