Inovação em cargas especiais de alto desempenho para pás eólicas

Postado em 18/06/2020 por Victoria Cordeiro

As pás para turbinas eólicas são construídas para suportar 20 anos de operação sem interferência. Velocidades de vento de até 500 km/h atuam nas pontas das lâminas rotores sendo um ponto de atenção neste sistema. Além disso, efeitos climáticos extremos como água salgada e chuva causam significativos danos sobre as pás eólicas.

Pás eólicas são exemplos de aplicação para tintas de alta resistência, que demandam cargas minerais de alta performance para aumentar sua vida útil e durabilidade. Cargas de formato de partículas retangulares, como TREMIN® e MICROSPAR® (destaque para MICROSPAR® 1379-600 AST), ou angulares, como SIKRON®, atuam no recobrimento de poros, aumentando distintivamente a resistência diferenciada à abrasão. O tratamento de superfície especial com amino silano também contribui para o valor agregado pelas cargas minerais de alta performance da HPF, distribuídas no Brasil pela Dinaco. A HPF Minerals é conhecida e valorizada globalmente como produtora de cargas minerais, combinando matérias-primas de alta qualidade com tecnologia de processamento moderna e eficiente.

A energia eólica é responsável por 9% da matriz energética brasileira[1] e pelo fornecimento de 90% da energia do Nordeste do país. Em termos de nova capacidade instalada, o Brasil fica em 5º no mundo[2]. A projeção de crescimento da capacidade instalada sugere perspectivas positivas para toda sua cadeia de suprimentos. Ventos favoráveis para a indústria de energia eólica no Brasil.


[1] Associação Brasileira de Energia Eólica, 2018.

[2] GWEC – Global Wind Energy Council.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *