Beleza circular

Postado em 20/06/2022 por Matheus Costa

“A economia circular se baseia no conceito de que qualquer material ou produto não deve ser desperdiçado, mas sim reutilizado ou reciclado. Dessa forma, numa economia plenamente circular não haveria geração de resíduos. Como filosofia, separa o crescimento econômico do consumo de recursos e promove um modelo de crescimento regenerativo que devolve ao planeta mais do que lhe é retirado”, contextualiza Vera Tonon head de Life & Personal Care da Dinaco, acrescentando que, ambientalmente, é um modelo que viabiliza o desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que respeita e protege o meio ambiente.

Vera Tonon head de Life & Personal Care da Dinaco

Vera cita como referência de economia circular na indústria cosmética a californiana Aprinnova, líder no desenvolvimento de ingredientes derivados da cana-de-açúcar, um recurso altamente renovável e sustentável, distribuída com exclusividade pela Dinaco no Brasil. O exemplo mais conhecido é o best seller de mercado Neossance™ Squalane, uma alternativa 100% natural ao silicone. O ingrediente multifuncional é derivado da fermentação da cana-de açúcar, cujo cultivo no Brasil não requer irrigação e representa o mais elevado nível de biomassa por hectare entre todas as fontes de açúcar.

Em 2020, a Aprinnova lançou a Biosilica™, uma sílica 100% biogênica criada a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar queimado para geração de energia. O produto, segundo Vera, é uma alternativa sustentável e com melhor desempenho à sílica tradicional, extraída da areia, um recurso limitado e de intensa exploração no planeta, que requer um consumo significativo de energia e emite grandes quantidades de CO2. Além disso, a Biosilica™ é uma excelente alternativa aos microplásticos.

*Este artigo foi publicado pela Dinaco na Cosmetic Innovation em 20 de junho de 2022. https://cosmeticinnovation.com.br/beleza-circular-o-que-as-marcas-ja-podem-fazer-para-deixar-para-tras-o-pensamento-linear/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *