Qualidade e sustentabilidade para termoplásticos reciclados

Postado em 09/10/2020 por Victoria Cordeiro

Ceras maleicas para evitar perdas de propriedades

Os polímeros são classificados em duas grandes famílias, os termoplásticos e os termofixos. Os termoplásticos são os mais comuns no mercado e podem ser reciclados diversas vezes.

No entanto, conforme o plástico é processado e reprocessado, podem ocorrer perdas de propriedades mecânicas, térmicas, químicas, entre outras.

Uma prática muito comum na reciclagem de materiais plásticos é moer as peças que foram descartadas (muitas vezes mais de um polímero estão contidos nesse moído, como PE, PP, PS, PC, Nylon, entre outros) e adicionar uma porcentagem de material virgem, para “corrigir” as propriedades do material moído que será reprocessado. Quanto mais tipos de plásticos estiverem nesse moído, mais material virgem deverá entrar na formulação, pois devido às suas diferentes polaridades, alguns polímeros não se misturam bem na extrusora, resultando num material de menor qualidade.

Uma maneira de agregar maior qualidade ao material reciclado e utilizar o mínimo de material virgem na formulação é a incorporação de ceras que atuam como lubrificantes internos no polímero. A cera A-C 573A, da Honeywell, é uma cera de polietileno reagida com anidrido maleico, que possui baixo peso molecular e alta polaridade. Com essas características, esta cera compatibiliza os diferentes polímeros contidos no material reprocessado e melhora tanto o processamento como as propriedades do material, tornando-o mais fluido e homogêneo.

Com a incorporação de apenas 0,5 a 2% de cera na formulação de materiais reciclados é possível ter tanto um produto final de alta qualidade quanto redução de custos de processamento. Desse modo, a cera A-C 573A contribui para a sustentabilidade de três formas:

– reduz o volume de material virgem do composto;

– economiza energia e tempo no processo de produção (temperatura e tempo de processo reduzidos pela melhoria na fluidez do material extrusado);

– maior qualidade do produto final em termos de propriedades mecânicas, térmicas e químicas, proporciona maior longevidade ao produto. Para mais informações, entre em contato conosco por telefone, mensagem ou formulário de contato no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *