
Maior potencial de crescimento
Terceiro país no top 10 de consumo de produtos de proteção solar, atrás somente dos Estados Unidos e China, o Brasil, que registrou vendas de R$ 5,6 bilhões em 2024, com elevação de 6,4% em relação ao ano anterior, deverá atingir R$ 9,5 bilhões até 2029, um crescimento de 67% no período, segundo a Euromonitor International.
O notável no desempenho do mercado brasileiro de proteção solar é que, de acordo com a Euromonitor, tanto o aumento das vendas no ano passado quanto a previsão para os próximos 5 anos são bem superiores ao mercado global, que cresceu 5,3% em 2024 e deverá registrar elevação de 41,5% até 2029.

Soluções Dinaco
Raquel Silva, gerente de negócios de Personal Care da Dinaco, reforça que a experiência sensorial é um fator decisivo na escolha e no uso contínuo dos protetores solares. “A escolha do ingrediente certo pode transformar a textura, a aplicação e o acabamento dessas formulações, tornando a fotoproteção mais agradável e sofisticada”.

Uma das sugestões da executiva da Dinaco é o CHT Beausil™ BEAD 8105 EM, uma emulsão de elastômero de silicone desenvolvida para oferecer um sensorial superior em filtros solares. Sua incorporação a frio na fase aquosa e em alguns sistemas oleosos otimiza o processo produtivo, garantindo estabilidade e eficiência. “Além de proporcionar um efeito super mate com acabamento soft focus, ele reduz o brilho excessivo e melhora a aparência da pele. Sua textura leve e sedosa confere um toque aveludado, elevando a experiência do consumidor”, afirma.
Já a linha de emulsionantes Geomulse™, da Arxada, segundo Raquel, potencializa a sensorialidade das formulações solares com emulsões leves, não pegajosas e de rápida absorção, com opções para oferecer alta estabilidade, promover toque seco e sedoso, reduzindo a oleosidade sem comprometer a proteção, ou melhorar a espalhabilidade e garantir um acabamento suave. “Compatíveis com filtros físicos e químicos, esses emulsificantes elevam a performance e o sensorial dos protetores solares, incentivando o uso diário da fotoproteção”, completa.
*Este artigo foi publicado pela Cosmetic Innovation em 30 de Abril de 2025.
https://cosmeticinnovation.com.br/mercado-brasileiro-de-protecao-solar-saltara-67-para-r-95-bilhoes-ate-2029/