Biossurfactantes
“Uma das formas de a Dinaco praticar a sustentabilidade, um pilar importante em sua atuação, é oferecendo no seu portfólio soluções mais ecológicas”, afirma Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, que cita como exemplo o trabalho para ampliar a presença no mercado dos biossurfactantes da Evonik, ingredientes produzidos por meio de processos baseados em fermentação de recursos naturais.
“São a alternativa ideal para formuladores que procuram surfactantes ultra sustentáveis tão eficazes ou mesmo superiores aos tradicionais de base petroquímica ou óleos tropicais, para uma limpeza eficaz e com enxágue biodegradável para diversas categorias de produtos”, garante Vera.
Um dos destaques da linha é o REWOFERM® SL ONE, um biossurfactante à base de soforolipídio, com excelente perfil de sustentabilidade sendo, uma alternativa sem etoxilação. De acordo com executiva da Dinaco, ele é prontamente biodegradável (OECD 301 F) e apresenta 100% de biodegradação anaeróbica (EN ISO 11734) e RCI de 100%, atendendo os requisitos da maior parte das ecolabels.
Além disso, REWOFERM® SL ONE oferece suavidade à pele, é livre de micoplásticos, nanopartículas e silicones, possui certificação ECOCERT e é fácil de formular. “Trata-se de um excelente ativo de limpeza para superfícies, que atua como agente intensificador de limpeza altamente eficaz, com ótima tolerância à água dura, melhorando significativamente a remoção de graxas”, explica vera.
Com alto poder umectante e excelente solubilização, outro destaque é o REWOFERM® RL 100, um ramnolipídio de alto desempenho, produzido por processo de fermentação único e protegido por propriedade intelectual. Segundo Vera, ele pode atuar como biossurfactante primário e secundário, além de reduzir a complexidade das formulações de limpeza. “REWOFERM® RL 100 oferece excelente desempenho de limpeza, remoção de graxas, boa formação de espuma e benefícios de umectação e emulsificação ao mesmo tempo”.
*Este artigo foi publicado pela Household Innovation em 26 de outubro de 2023. https://householdinnovation.com.br/limpeza-verde-consumidores-ecoativos-estao-de-volta/