Não é de hoje que os óleos e extratos vegetais são utilizados na produção dos cosméticos, mas nos últimos anos eles vêm assumindo o status de ingredientes heróis da indústria da beleza. Além de altamente aceitos pelos consumidores, a ciência vem comprovando várias propriedades bioativas na pele e no cabelo, como hidratação, condicionamento, clareamento e até antienvelhecimento.
“Nos últimos anos, a demanda por produtos naturais e sustentáveis cresceu significativamente, impulsionada pela conscientização dos consumidores sobre os benefícios à saúde e ao meio ambiente”, observa Maria Fernanda Freitas, gerente de negócios Personal Care da Dinaco, que destaca inovações como os extratos em pó da Herbaltec e o óleo de rosa mosqueta ozonizado da Ozon Solution, distribuídos com exclusividade pela empresa.
A linha de extratos em pó 100% naturais da Herbaltec, de acordo com Maria Fernanda, oferece uma solução eficiente e sustentável para diversas aplicações, incluindo cosméticos waterless. “Ao preservar integralmente os compostos ativos das plantas, esses extratos podem ser padronizados em ativos específicos, como antioxidantes e hidratantes, simplificando a formulação de produtos”.
Outra vantagem apontada pela executiva da Dinaco é que, além de ocuparem menos espaço e serem mais estáveis que os líquidos, os extratos em pó promovem uma gestão de inventário eficiente e reduzem significativamente o impacto ambiental.
“Já o óleo de rosa mosqueta ozonizado da Ozon Solution representa uma inovação tecnológica em um produto já consagrado no mercado de cuidados com a pele”, ressalta Maria Fernanda, explicando que, o processo controlado e seguro de ozonização não apenas preserva, mas amplifica os efeitos antiacne do óleo. Isso ocorre devido à formação do ácido azelaico, um componente essencial ausente no óleo original.
“Além de suas reconhecidas propriedades clareadoras e hidratantes, o óleo de rosa mosqueta ozonizado se destaca como uma escolha inteligente inclusive para tratamentos de pele propensa à acne”, afirma Maria Fernanda.
*Este artigo foi publicado pela Cosmetic Innovation em 17 de Julho de 2024. https://householdinnovation.com.br/surface-care-como-inovar-para-disputar-um-mercado-de-r-56-bilhoes/