“Cerca de 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Apesar de mais da metade da população ser dominada por eles, 31% acreditam que não há produtos suficientes no mercado que ajudem a cuidar desse tipo de cabelo. Quando falamos das classes AB, o número sobe para 46%”, observa Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, citando pesquisa recente encomendada pela Unilever à Opinion Box. A executiva também reconhece que este mercado já evoluiu muito, mas acredita que ainda há muito para crescer.
Como a maioria das mulheres usa o cabelo solto, as cacheadas buscam produtos que tratem o cabelo ao mesmo tempo em que mantenham os cachos. Vera afirma que isso já é possível com ativos vegetais, que combinam natureza e tecnologia, com o Capimoist™ hair active, ativo da Lubrizol distribuído pela Dinaco, que oferece a retenção da forma dos cachos por até 24 horas com aspecto mais natural e sem frizz.
Originário do extrato de agave azul (Agave tequilana), também conhecida como “mel vegano”, Vera explica que o Capimoist™ é rico em carboidratos e saponinas, que interagem com as cutículas, promovendo condicionamento, resistência e brilho. Testes de eficácia evidenciaram que ele reduz a quebra mecânica da penteação em 74% e aumenta a hidratação. “Para um público que busca cada vez mais no mercado produtos que ajudem na definição e volume dos fios, este ingrediente pode ser aplicado em produtos enxaguáveis como máscaras e condicionadores, assim como leave-ins”.
Outro ingrediente sugerido por Vera é o Maxiliss™, ativo natural da Novachem distribuído pela Dinaco, que se destaca por melhorar a definição dos cachos. O ingrediente é baseado na sinergia de fitoativos obtidos por extração enzimática da estévia, papiro e glucoproteínas. “Combinado com os demais componentes, ele forma um complexo de glucoproteínas que aporta propriedades hidratantes e reparadoras ao cabelo. Maxiliss™ nutre o couro cabeludo, relaxa e hidrata a fibra capilar, além de reparar e restaurar a cutícula”.
*Este artigo foi publicado pela Dinaco na Cosmetic Innovation em 29 de agosto de 2022. https://cosmeticinnovation.com.br/cabelos-crespos-e-cacheados-marcas-estao-mais-atentas-mas-ainda-ha-gaps-de-demanda/