Ativos sustentáveis para hair Care

Postado em 26/04/2021 por Kamilla Barbosa

“O maior cuidado com a higiene pessoal parece ter aumentado a frequência de banhos e consequentemente, de lavagem dos cabelos dos brasileiros”, analisa Tereza Victorio, gerente técnica da Dinaco, que justifica citando dados da Abihpec, que apontam, na comparação entre 2019 e 2020, crescimento nas vendas de shampoos (7,9%), condicionadores (18,6%) e produtos de tratamento capilar (12,6%).

“A hora do banho ganhou relevância como momento para relaxar, mas o excesso de lavagens pode trazer danos, se não houver cuidado com os ingredientes dos produtos usados”, alerta. Tereza explica que, em shampoos, a limpeza proporcionada pelos tensoativos acaba retirando gordura dos fios e do couro cabeludo junto com as sujidades. Por isso contar com ativos que contribuam para o equilíbrio do couro cabeludo e dos fios é tão importante.

Uma alternativa sustentável a emolientes derivados do petróleo, parafinas e silicones oferecida pela Dinaco é o  Neossance Squalane, desenvolvido pela Aprinnova, que possui múltiplos benefícios comprovados para aplicações em cabelo: melhora da penteabilidade, reduz o frizz e aumenta o brilho e a maciez. Estudos de eficácia revelaram melhora significativa na performance de produtos para hair care sem silicone. Segundo Tereza, no tratamento de mechas com um condicionador contendo 2% de Neossance Squalane, foi possível observar uma redução do frizz de 15% e uma melhora na penteabilidade de 14%. “O Neossance Squalane é um ingrediente multifuncional 100% natural, derivado da fermentação da cana-de-açúcar, uma fonte renovável e sustentável. Possui excelentes propriedades hidratantes e ainda proporciona um sensorial suave e luxuoso à formulação”, destaca. Confira o vídeo para saber como criar um condicionador Neossance Squalane.

“Para o couro cabeludo, há ativos que já pressupõem uma rotina diária de cuidados para obtenção de um couro cabeludo mais saudável com menos descamação, coceira e aparência oleosa”, diz a gerente da Dinaco, que indica o Seascalp™ biomarine ingredient. Desenvolvido pela Lubrizol com tecnologia biomarinha e 99,5% de origem natural, segundo a ISO 16128, é um ingrediente biotecnológico que ajuda na função barreira da pele do couro cabeludo. O produto acalma o couro cabeludo com tendência à caspa e previne seu reaparecimento.

Em um estudo in vivo, homens e mulheres com caspa aplicaram um sérum com Seascalp™ biomarine ingredient a 3% no couro cabeludo, uma vez por dia, durante 28 dias. “Após esse período, os benefícios de ajudar a controlar os sintomas do couro cabeludo com tendência à inflamação foram observados por mais duas semanas, reduzindo a recorrência da caspa e proporcionando proteção e conforto, estendidos ao couro cabeludo”. Em outro estudo in vivo, após 28 dias a presença visível de flocos foi reduzida em 40,5%.

Estudo aponta que Seascalp™ reduz visivelmente a caspa após 28 dias

*Este artigo foi publicado pela Dinaco na Cosmetic Innovation em 22 de Abril de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *