
Desafio das texturas
O empenho em superar os desafios da rotina complexa de cuidados e styling de cabelos texturizados vem estimulando a inovação no mercado de hair brasileiro e refletindo em todo o mundo. Eles foram apontados pela Euromonitor International como uma das três principais tendências em inovação em beleza e cuidados pessoais em 2024, ao lado de cuidados proativos com a pele e cuidados com o sol multifuncionais, de acordo com o Passaport Innovation, plataforma de inovação alimentada por IA, que mede a incidência de lançamentos de novas marcas e submarcas em varejistas online em 54 categorias de bens de consumo e 32 países.
De acordo com a Pesquisa de Voz do Consumidor: Beleza da Euromonitor, realizada de junho a julho de 2024, há um movimento global contínuo para adotar texturas naturais de cabelo, com quase um quarto dos consumidores do mundo todo relatando ter cabelos cacheados em 2024, com predominância dos mais jovens em relação às gerações mais velhas.
Crescimento do mercado
A indiana Metatast, player de insights orientados por dados e tecnologia, estima que o mercado global de produtos para cuidados e modelagem de cabelos cacheados alcance US$ 7,218 bilhões até 2031, crescendo a um CAGR de 4,4% de 2024 a 2031. “Adotando uma abordagem centrada no consumidor, este mercado evoluiu para abordar as texturas, padrões e preferências de modelagem exclusivos de indivíduos com cabelos cacheados”, avalia a empresa no insight Curly Hair Care and Styling Products Market Size, Share by 2031.
Soluções Dinaco
“Os métodos low poo e no poo revolucionaram os cuidados com cabelos cacheados”, opina Maria Fernanda Freitas, gerente de negócios Personal Care da Dinaco, explicando que, com a utilização
de produtos que promovam uma limpeza mais suave, costuma-se priorizar fórmulas com alto índice
de naturalidade, com foco em reposição lipídica e definição maleável aos fios. “Nesse cenário, novos ingredientes botânicos surgem como alternativas inovadoras para contribuir com a saúde capilar”.

Um dos destaques da Dinaco apontado por Maria Fernanda é o VAVS Light, da EFP Biotek, um emoliente derivado da oliva, com certificação COSMOS, alternativa ao ciclopentasiloxane, dodecano e isododecano. Com secagem ultrarrápida, ele possui textura leve e toque seco, superando o ciclopentasiloxane em espalhabilidade e sensorial. “Esse emoliente é perfeito para fórmulas leave-in, sprays e até aerossóis, proporcionando proteção e hidratação aos cachos com naturalidade”, recomenda.
Já se referindo à modelagem, uma excelente opção, segundo a gerente da Dinaco, é o Lissenare™, da Nagase Personal Care. Atuando como um agente de tratamento capilar, esse sacarídeo funcional, obtido do amido de milho, forma um filme flexível, ajudando a manter o formato dos cachos e reduzindo o frizz, sem comprometer a leveza e a maleabilidade natural dos fios. Além disso, Lissenare™ melhora a textura e a força de cabelos danificados, oferecendo tratamento contínuo, enquanto preserva a beleza e o movimento dos cachos.
“Combinando-se VAVS Light com Lissenare™, é possível criar produtos para cabelos texturizados que respeitam os princípios do low poo e no poo e diversos tratamentos, promovendo beleza natural com alto desempenho”, garante Maria Fernanda.
*Este artigo foi publicado pela Cosmetic Innovation em 18 de Março de 2025.
https://cosmeticinnovation.com.br/curly-hair-lancamentos-celebram-a-bela-natural-a-diversidade-e-a-inovacao/