
Valorização e cuidados com os veículos
A longevidade é um conceito bastante aplicado nos mercados de saúde, beleza e bem-estar, mas que também promete ganhar força no setor de produtos e serviços de limpeza e estética automotiva no Brasil, especialmente pelo aumento nas taxas de juros dos financiamentos, o que tem levado muitos donos de carro a adiarem a troca e investir em manutenção e conservação de seus veículos.
Globalmente, o mercado de produtos para cuidados com o carro foi avaliado pela Grand View Research em US$ 11,2 bilhões em 2024 e deverá crescer a um CAGR de 3,9% de 2025 a 2030, impulsionado pela crescente conscientização sobre a manutenção e o aumento da propriedade de veículos. A tendência, segundo o relatório da pesquisa, é a ampliação de produtos premium, à medida que mais consumidores se convençam da importância de manter seus veículos para longevidade e desempenho.
O relatório aponta que a ênfase na estética do veículo, como detalhamento externo, limpeza interna e personalização, aumentou a demanda por soluções especializadas em cuidados com o carro. Além disso, espera-se que a expansão da indústria automotiva e o desejo de preservar o valor do carro promovam a expansão do mercado. “Isso levou a maiores investimentos em produtos para cuidados com o carro e inovações em formulações para atender às diversas necessidades dos proprietários de veículos em todo o mundo”.

Formulações minimalistas
Para o mercado de auto care, a Dinaco indica duas linhas da Evonik: TEGO® Polish, que oferece ingredientes especiais para um cuidado aprimorado das superfícies, e o surfactante catiônico multifuncional de alto desempenho Rewoquat® CQ 100.

“Os produtos TEGO® Polish proporcionam excelente brilho e proteção em diversas superfícies. Renovação das cores, secagem rápida, menos manchas, efeito antiestático e resistência às intempéries são apenas alguns dos benefícios desta linha de produtos premium”, afirma Vera Gomes, gerente de negócios de Home Care.
Em especial, Vera destaca a versão TEGO® Polish Additiv Q 70, que oferece proteção, alto brilho, efeito hidrofóbico, excelente formação de esferas e camadas, além de possuir propriedades antiestáticas e antirredeposição. Solúvel em água, pode ser adicionado posteriormente em microemulsões para enxágue automotivo e sem destilado de petróleo.
Já o Rewoquat® CQ 100, segundo Vera, é indicado para formulações voltadas à limpeza pesada, conservação e embelezamento automotivo: “Sua estrutura química inteligente promove a remoção eficiente de sujidades, como graxas, fuligens e películas oleosas, enquanto entrega brilho intenso e efeito antiestático, valorizando o acabamento final, elemento essencial no detalhamento de alto padrão”.
Além da performance, a gerente da Dinaco ressalta que o Rewoquat® CQ 100 permite ao formulador inovar com soluções minimalistas, eficazes e sustentáveis, substituindo solventes agressivos e matérias-primas potencialmente tóxicas. “Para o consumidor final, seja em centros automotivos, serviços de detalhamento profissional ou uso doméstico, o resultado é percebido na facilidade de aplicação, enxágue eficiente e acabamento visivelmente superior”.
*Este artigo foi publicado pela HouseHold Innovation em 30 de Junho de 2025.
https://householdinnovation.com.br/auto-care-busca-por-longevidade-impulsiona-mercado-de-servicos-e-produtos/