
Encontrar alternativas de menor impacto com a mesma performance requer altos investimentos e vários anos de pesquisa e desenvolvimento, que deram à Braskem o primeiro plástico de origem renovável, na década de 2010 e, mais recentemente, a cera de PE renovável.
Produzida a partir da cana-de-açúcar, a cera de polietileno I’m green™ bio-based da Braskem é o primeiro produto do tipo no mundo e apresenta uma pegada de carbono negativa, de modo a absorver CO₂ da atmosfera no ciclo e crescimento da planta.
O polietileno I’m green™ bio-based já conta com reconhecimento internacional em embalagens e adesivos. E o foco agora é ampliar o mercado da cera. Atenta ao mercado de cosméticos, o qual movimentou R$ 173,4 bilhões só no Brasil em 2024 – um crescimento de 10,3%, acima da média global, segundo a Euromonitor –, a Braskem buscou uma distribuidora com experiência em ingredientes inovadores, equipe de Pesquisa & Desenvolvimento com expertise em Cuidados Pessoais e capilaridade nacional.
A Dinaco foi naturalmente escolhida por seus mais de 60 anos de experiência em ceras e ingredientes para os mercados Cosmético e Industrial. Com essa parceria, a inovação chega de forma estruturada ao Brasil, com distribuição exclusiva e suporte técnico completo.
Pré-lançamento e perspectivas
O Laboratório de Inovação da Dinaco já desenvolveu protótipos com aplicações em maquiagem, proteção solar e outros cuidados pessoais. Uma das apostas é o protetor solar facial em stick, já que segundo dados da Mintel, 59% dos brasileiros buscam conveniência de uso em produtos de maquiagem facial.
“O grande diferencial é simplificar a formulação, oferecendo constância, previsibilidade e sustentabilidade em um único produto”, afirma Alexandre Kaplan, presidente da Dinaco.

Alexandre Kaplan, presidente da Dinaco
Os protótipos que demonstram o potencial das aplicações da cera de polietileno I’m green™ bio-based da Braskem serão apresentados no estande da Dinaco na in-cosmetics Latin America 2025, em São Paulo, neste mês de setembro.
A expectativa é de que, a partir de 2026, a cera se torne referência para fabricantes de cosméticos e itens de cuidados pessoais, o que reforça a posição da Dinaco como distribuidora de ingredientes inovadores, e a da Braskem como líder em sustentabilidade aplicada a químicos de alta performance.
Para marcas de médio e grande porte, a cera de polietileno de fonte renovável chega em um momento estratégico, o que oferece diferenciação em produtos de alto valor agregado, como batons, sticks solares e cremes corporais. Essa diferenciação pretende atrair, em especial, os 81% da Gen Z e 79% dos Millennials no Brasil, que estão aflitos ou ansiosos com o impacto ambiental, percentuais que superam a média global, que foi de 65% da Geração Z e 63% dos Millennials, segundo a Deloitte (2025).
Vantagens para a produção de cosméticos
A fabricação do polietileno renovável a partir do etanol de cana-de-açúcar gera economia de energia em torno de 80% em relação às rotas tradicionais. Adicionalmente, para cada tonelada de plástico I’m green™ bio-based produzida, cerca de 2,5 toneladas de CO₂ são retiradas da atmosfera, gerando um balanço positivo de sequestro de carbono.
Para fabricantes de maquiagem, protetores solares, cremes corporais e loções, o benefício é duplo: substituição de ceras vegetais ou de abelha sem comprometer a consistência, reprodutibilidade de lote garantida e possibilidade de claims veganos e de menor impacto.
Além disso, os produtos I’m green™ bio-based são soluções drop-in, que podem substituir a versão convencional sem a necessidade de investir em novas máquinas e realizar ajustes complexos em formulações ou fluxos de produção.

“Na Dinaco buscamos nos colocar no lugar do cliente. Por isso, estamos orgulhosos de oferecer ao mercado brasileiro uma solução pioneira que une sustentabilidade, estabilidade e desempenho”, conclui Alexandre Kaplan.
O novo item no portfólio Dinaco para cuidados pessoais permite que fabricantes desenvolvam produtos com redução no uso de recursos não-renováveis e formulações conscientes sem comprometer performance, estabilidade ou custos de produção.
*Este artigo foi publicado pela Cosmetic Innovation em Setembro de 2025.





